História

Para chegarmos à formação do atual município de Puxinanã, é preciso que antes seja mencionada a construção da barragem que se situa hoje junto à Sede Municipal, pois a construção dessa barragem foi o ponto de partida para a ocupação e colonização da região.

Através de autorização do governador João Suassuna, no ano de 1924, tiveram início as obras da barragem que servia para o abastecimento de água à Campina Grande. Anteriormente, já existiam no local algumas casas de propriedade dos senhores José Fidélis e Severino José de Melo, além de alguns sítios mais afastados como os do sr. Antônio Gomes do Nascimento e da família Pereira, da qual o governo do Estado adquiriu o terreno para a construção do açude.

Com o projeto à ser iniciado, chegou ao local o engenheiro Rômulo Campos para a realização de estudos mais específicos e a implantação do canteiro de obras.

O terreno para a construção da igreja matriz do município foi doada por Antônio Gomes do Nascimento e começou a ser construída no ano de 1955.

Iniciada à construção da barragem, muitos trabalhadores começaram a estabelecer-se e a construir suas casas, formando o que se poderia chamar de início da povoação.

No dia 10 de dezembro de 1953, quando da criação do município de Pocinhos, Puxinanã, que pertencia à Campina Grande, passou a fazer parte, administrativamente, do recém-criado município. Com o desenvolvimento da povoação, muitos habitantes começaram a lutar pela emancipação política do povoado. Entre esses bravos pioneiros da emancipação, podemos citar a família Zoroastro Coutinho, Justino de Azevedo, Pedro Rodrigues Sobrinho. Graças ao empenho de todos, a emancipação veio em 11 de dezembro de 1961 através da Lei Nº 2.611.

"Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Campina Grande o distrito de Puxinanã. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Pela lei estadual nº 986, de 10-12-1953, o distrito de Puxinanã deixa de pertencer ao município de Campina Grande para ser anexado ao novo município de Pocinhos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Puxinanã, figura no município de Pocinhos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Puxinanã, pela lei estadual nº 2611, de 11-12-1961, desmembrado de Pocinhos. Sede no antigo distrito de Puxinanã. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Transferência distrital Pela lei estadual nº 986, 10-12-1953, transfere o distrito de Puxinanã do município de Campina Grande para o novo município de Pocinhos."

Etimologicamente, o nome do município vem do tupi "puxi–nanã" e significa "ananás ruim (incomestível)", em referência ao fruto da bromélia, semelhante a um abacaxi.