Alunos deficientes visuais de Puxinanã têm oportunidade inédita de participar do Conexão Paralímpica em João Pessoa

por Hillary Trindade Publicado em 27/02/2024 às 15:11

No último dia 20/02/2024, dois alunos da Escola Cícero Gonçalves dos Santos, no município de Puxinanã, fizeram uma jornada significativa rumo a uma nova experiência. Jonathan Yuri Cabral e Yara Khetilyn Cabral, ambos deficientes visuais, embarcaram para João Pessoa com um objetivo importante: realizar exames oftalmológicos que possibilitarão suas estreias no Conexão Paralímpica, um evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Essa oportunidade foi possível graças a uma iniciativa da gestão municipal, através da Secretaria de Educação, que este ano implementou uma medida inovadora: a inclusão de um profissional de Educação Física dedicado exclusivamente aos alunos com deficiência, seja física ou intelectual. Essa medida visa promover uma maior inclusão nas práticas esportivas para esse público tão especial.

A Secretária de Educação, Eleuza Maria, destacou o compromisso contínuo da gestão com a educação inclusiva no município. Ela ressaltou que era um desejo antigo poder direcionar um profissional capacitado para desenvolver modalidades do Paradesporto no ambiente escolar, reconhecendo o potencial dos alunos da Rede Municipal de Educação de Puxinanã.

O prefeito Felipe Coutinho também demonstrou seu apoio inabalável ao investimento na educação, sempre com foco nas necessidades individuais de cada aluno. Essa iniciativa não só abre portas para Jonathan, Yara e outros alunos com deficiência visual, mas também destaca o compromisso da administração municipal em garantir oportunidades iguais para todos os estudantes, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas.